IFAN participa do Seminário Internacional Intersetorialidade pela Primeira Infância em Fortaleza

IFAN participa do Seminário Internacional Intersetorialidade pela Primeira Infância em Fortaleza

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Na última quarta-feira (11/12), aconteceu no Centro de Eventos de Fortaleza o Seminário Internacional Intersetorialidade pela Primeira Infância, evento que contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Refletir sobre a importância da intersetorialidade na articulação e integração entre as diferentes políticas setoriais voltadas à Primeira Infância foi a tônica principal deste encontro que contou com palestras e mesas de debate com agentes e profissionais atuantes com as infâncias.

O Instituto da Infância – IFAN esteve presente no Seminário. Nossa superintendente Luzia Laffite participou de uma das duas mesas de debate que ocorreram no período da tarde. Com o tema “Intersetorialidade pela Primeira Infância no Ceará”, Luzia dividiu a fala com o secretário da Cultura, Fabiano Piúba e com o presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sulivan Mota.

Em sua fala, Luzia Laffite apresentou o IFAN e alguns dos projetos inovadores no âmbito das infâncias realizados pela organização: Caminhos Lúdicos, Primeira Infância é Prioridade, Olhares Eco Protetores, Elo de Saberes e Melhores Infâncias.

Sobre os programas:

ATITUDE LEGAL: Objetiva reduzir a violência doméstica infantil em crianças de 0 a 12 anos.

CAMINHOS LÚDICOS: Objetiva tornar os caminhos percorridos pelas crianças até a escola mais lúdicos e seguros, oferecendo oportunidade de aprendizagem e lazer na trajetória. Vale ressaltar que as idéias foram sugeridas pelas próprias crianças que serão impactadas pela ação.

PRIMEIRA INFÂNCIA É PRIORIDADE: Objetiva o desenvolvimento de uma campanha comunitária de prevenção à violência doméstica entre crianças de 02 a 12 anos, tratando a temática da parentalidade entre familiares, lideranças comunitárias e grupos coletivos.

OLHARES ECO PROTETORES: Desenvolve ações coletivas de proteção à criança no ambiente comunitário, tendo como viés o empoderamento das crianças pelo bairro.

ELO DE SABERES: Desenvolve as competências leitoras e midiáticas. Por competência leitora, consideramos a capacidade de leitura de códigos, signos e linguagens, permitindo abstrair, atribuir e construir saberes e significados que venham atender necessidades individuais e de interação com o meio. E por capacidade midiática, a habilidade de leitura, compreensão e uso crítico das mídias para atuação cidadã. 2019).

 

 

Av. Santos Dumont, 1789, Sala 607 – Aldeota, CEP 60150-160, Fortaleza – Ceará – Brasil

   ifanadm@ifan.com.br

    +55 (85) 3268-3979

   +55 (85) 3268-3979