Encontro intergeracional com famílias é realizado na Lagoa do Carneiro em Acaraú (CE)

Encontro intergeracional com famílias é realizado na Lagoa do Carneiro em Acaraú (CE)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

“O envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa

pedagógica e moral, bem como legal […]” (SPODEK; SARACHO, 1998, p. 167).

A localidade de Lagoa do Carneiro localiza-se a 27 km da sede do município de Acaraú. Uma comunidade rural com população pequena de moradores.

As reuniões intergeracionais são encontros que acontecem com a presença de crianças e adolescentes atendidos do Projeto ELO de Saberes e seus responsáveis, afim de discutir temas que colaborem para o desenvolvimento dos atendidos pelo projeto, fomentando assim a importância da família se integrar aos demais órgão (públicos ou não-públicos) que cercam e beneficiem as crianças e adolescentes.

O encontro realizado em 19 de fevereiro de 2020 contou com a presença de alguns responsáveis e seus respectivos filhos, netos, irmãos. O tema trabalhado no encontro foi “Os cuidados em relação ao carnaval”, quando os participantes puderam debater sobre cuidados e situações que podem acontecer nesse período festivo em que as localidades recebem visitantes.

Lembrando também que um dos principais parceiros em campo do Projeto ELO de Saberes é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que nesses encontros com as famílias são de grande importância, desde as visitas para o convite a reunião, mobilizando a comunidade, até a complementação o conteúdo das reuniões.

A participação das famílias na comunidade da Lagoa do Carneiro aumentou em 2019 e permanece constante nos encontros já feitos em 2020. Percebeu-se também houve um aumento na frequência dos atendidos, concluindo assim a real contribuição que a família soma ao participar dos grupos que cercam os atendidos.

O Projeto ELO de Saberes tem por objetivo fomentar saberes de competências leitora e midiática com vistas a garantia de direitos e melhoria da aprendizagem das crianças e adolescentes em 12 localidades do município de Acaraú, tanto na zona urbana quanto na zona rural. É uma realização do Instituto da Infância (IFAN) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do Município de Acaraú–CE (CMDCA), Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Fundação Itaú Social e Gestão Municipal de Acaraú–CE.

 

 

Av. Santos Dumont, 1789, Sala 607 – Aldeota, CEP 60150-160, Fortaleza – Ceará – Brasil

   ifanadm@ifan.com.br

    +55 (85) 3268-3979

   +55 (85) 3268-3979