Encontro intergeracional com famílias é realizado na Lagoa do Carneiro em Acaraú (CE)

“O envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa

pedagógica e moral, bem como legal […]” (SPODEK; SARACHO, 1998, p. 167).

A localidade de Lagoa do Carneiro localiza-se a 27 km da sede do município de Acaraú. Uma comunidade rural com população pequena de moradores.

As reuniões intergeracionais são encontros que acontecem com a presença de crianças e adolescentes atendidos do Projeto ELO de Saberes e seus responsáveis, afim de discutir temas que colaborem para o desenvolvimento dos atendidos pelo projeto, fomentando assim a importância da família se integrar aos demais órgão (públicos ou não-públicos) que cercam e beneficiem as crianças e adolescentes.

O encontro realizado em 19 de fevereiro de 2020 contou com a presença de alguns responsáveis e seus respectivos filhos, netos, irmãos. O tema trabalhado no encontro foi “Os cuidados em relação ao carnaval”, quando os participantes puderam debater sobre cuidados e situações que podem acontecer nesse período festivo em que as localidades recebem visitantes.

Lembrando também que um dos principais parceiros em campo do Projeto ELO de Saberes é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que nesses encontros com as famílias são de grande importância, desde as visitas para o convite a reunião, mobilizando a comunidade, até a complementação o conteúdo das reuniões.

A participação das famílias na comunidade da Lagoa do Carneiro aumentou em 2019 e permanece constante nos encontros já feitos em 2020. Percebeu-se também houve um aumento na frequência dos atendidos, concluindo assim a real contribuição que a família soma ao participar dos grupos que cercam os atendidos.

O Projeto ELO de Saberes tem por objetivo fomentar saberes de competências leitora e midiática com vistas a garantia de direitos e melhoria da aprendizagem das crianças e adolescentes em 12 localidades do município de Acaraú, tanto na zona urbana quanto na zona rural. É uma realização do Instituto da Infância (IFAN) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do Município de Acaraú–CE (CMDCA), Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Fundação Itaú Social e Gestão Municipal de Acaraú–CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *