Crianças participam de audiência com o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio

Como as crianças escolhem e decidem sobre os seus caminhos na cidade!

Ação CAMINHOS LÚDICOS, faz parte do Projeto Atitude Legal, realizado pelo Instituto da Infância (IFAN) em parceria com Kindernothilfe – KNH, Centro de Integração Social – CIS Vila Velha, Prefeitura de Fortaleza, e Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Estudantes da Escola Municipal Herondina Lima Cavalcante, do Bairro Vila Velha em Fortaleza/CE, percorreram as ruas deste bairro apontando aspectos que deveriam mudar para que se tornassem mais seguros, saudáveis e lúdicos adequados para elas e seus familiares. Estes aspectos foram registrados em fotografias e nelas as crianças realizaram intervenções com desenhos, colagens e pinturas, mostrando como elas gostariam que fossem aqueles espaços.

Como forma de legitimar a suas escolhas e decisões que elas apontaram, foi realizada uma audiência com o Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio no Paço Municipal de Fortaleza no dia 09 de março de 2020. Na ocasião estavam presentes além do prefeito, a Primeira Dama Carolina Cunha Bezerra, o secretário executivo da Conservação e dos Serviços Públicos Luís Alberto Saboia. Acompanharam as crianças Sandra Norões, Coordenadora da Escola Herondina Lima Cavalcante, Luzia Laffite, Superintendente do Instituto da Infância, Daniele Silva Vieira, Coordenadora e estagiárias Mikaely de Sousa Moraes e Yana Vasconcelos Luciano, Projeto Atitude Legal – (IFAN)

Foi notável a atenção e o cuidado dedicados do Gestor Municipal para com a presença e colocações das crianças durante a audiência. As crianças participaram ativamente, expondo espontaneamente o que elas realizaram durante a Ação Caminhos Lúdicos, o que elas querem para seu bairro, suas ruas e locais que frequentam: “A gente passou por vários locais poluídos e tirou fotos. Depois, a gente coloriu, acrescentou uma realidade diferente” (Maria Clara Moura).

O Prefeito Roberto Claudio mostrou-se atento as ideias e sugestões das crianças, ouvindo suas necessidades, respondendo as demandas quando já em planos para efetivação e indicando ao secretário as providencias para serem tomadas: “vamos dialogar com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, além do gabinete da Primeira-Dama, para examinar as propostas e avaliar o que é possível ser realizado até dezembro deste ano”.

Ao final as crianças apresentaram um vídeo sobre a Ação Caminhos Lúdicos e presentearam o prefeito com um portfólio com as imagens que traduzem as ideias e desejos para os espaços públicos da comunidade da qual participam.

A importância e sentido deste evento para as crianças pode ser resumido nesta frase:

“É importante estar aqui, eu quero agradecer porque muitas crianças não tem a oportunidade de estar aqui pra falar o que ela precisa.” (Waleska Eduardo, 11 anos).

Clique na imagem e faça o download da publicação Caminhos Lúdicos – Uma Experiência Prática de Participação Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *