24 de Agosto – Dia Mundial da Infância

24 de agosto – Dia da Infância
Criado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Dia da Infância tem o propósito de refletir sobre as condições sociais, econômicas e educacionais das crianças no mundo. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, toda criança têm direito à alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade e ambiente familiar e de sociedade. Devem ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência. 

Desde 1999, o Instituto da Infância – IFAN desenvolve ações de prevenção e cuidados à infância de crianças de 0 a 12 anos no Nordeste brasileiro.
Com ética, transparência e diálogo, o IFAN gera e compartilha conhecimentos inovadores sobre as infâncias, atuando em parceria com o Terceiro Setor, em âmbito nacional e internacional, o poder público e a iniciativa privada para desenvolvimento de seus programas e projetos.

Ao longo de mais de 20 anos, o IFAN somou experiência nos campos urbano e rural com diferentes infâncias, realizou articulações a níveis municipal e estadual com o governo, acumulou conhecimento tanto teórico quanto prático e desenvolveu uma equipe especializada.
Hoje, dia 24 de agosto, no Dia da Infância, devemos fazer mais que uma memória de nossos bons tempos como crianças. Devemos refletir e buscar estratégias que possibilitem garantir os direitos de todas as crianças, de maneira integral, para o desenvolvimento pleno, sem restrição e a salvo de qualquer violação ou violência.

Neste dia, anotemos o lembrete: É responsabilidade de todos construir um presente e um futuro melhor para todas elas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *