Candidato ao cargo de Prefeito de Fortaleza, Renato Roseno assina carta de compromisso com a primeira infância .

Na tarde desta sexta-feira (16), o candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza nas eleições 2020, Renato Roseno, assinou a carta-compromisso proposta pela Rede Estadual da Primeira Infância (Repi-CE). Renato Roseno foi o primeiro candidato à Prefeitura de Fortaleza que assinou o documento, que faz parte da Campanha Criança é Prioridade para as Eleições Municipais 2020, em parceria com a Rede Nacional da Primeira Infância.

A Campanha vem convocando os candidatos às prefeituras ao comprometimento com a agenda da primeira infância. O documento é composto por uma série de ações tidas como prioritárias na condução de políticas públicas voltadas ao segmento.

“Desde antes eu já tinha compromisso com a primeira infância. Acompanhei todo o processo da implementação do Marco Legal da primeira Infância, nos primeiros debates, e agora eu coloquei vários temas relativos à primeira infância no nosso plano de governo inspirados no Marco legal. Inseri no plano, por exemplo, a criação de berçários para que as mulheres possam trabalhar e deixar seus filhos em lugares seguros, inseri mais investimento em educação infantil. Li a carta, assino a carta e reitero meu compromisso com a criança”, destacou o candidato.

A campanha “Criança é Prioridade 2020” foi lançada pela Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) na expectativa de assegurar que o tema ganhe destaque nos planos de governo dos candidatos (as) a prefeito (a). O objetivo, segundo a rede, é que os futuros gestores “implementem e monitorem devidamente o Plano Municipal para Primeira Infância, garantindo que políticas, projetos, ações e iniciativas para o grupo sejam incorporadas no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária Anual, ganhando assim sustentabilidade”.

Dentre as ações propostas na mensagem estão: a ampliação da rede de Educação Infantil para atender ao direito à creche e pré-escola; a melhoria da qualidade da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio da qualificação de profissionais; ampliação ou implementação de programas de assistência social; investimentos na infraestrutura municipal ligada a saneamento básico, mobilidade e espaços públicos adequados de lazer e cultura, dentre outras questões.

“O que queremos é que as estas ações permaneçam como prioridades nas administrações municipais, promovendo uma visível transformação das condições de vida das crianças e suas famílias, principalmente das que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social”, destaca Luzia Laffite, superintendente do Instituto da Infância, instituição responsável pela secretaria executiva da REPI-CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *