Eleições 2020: Roseno assina carta-compromisso com ações para a primeira infância.

Campanha “Criança é Prioridade 2020” visa garantir que ações voltadas ao público infantil seja prioridade nos planos de governo dos futuros prefeitos

O candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza nas eleições 2020Renato Roseno, participou de reunião virtual na tarde desta sexta-feira, 16, para assinar carta-compromisso proposta pela Rede Estadual da Primeira Infância (Repi-CE). A organização está convocando candidatos nas eleições majoritárias no Ceará a se envolverem na garantia dos direitos de crianças na primeira infância (do nascimento aos 6 anos). O documento é composto por uma série de ações tidas como “prioritárias na condução de políticas públicas” voltadas ao segmento.

A campanha “Criança é Prioridade 2020” foi lançada pela Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) na expectativa de assegurar que o tema ganhe destaque nos planos de governo dos candidatos(as) a prefeito(a). O objetivo, segundo a rede, é que os futuros gestores “implementem e monitorem devidamente o Plano Municipal para Primeira Infância, garantindo que políticas, projetos, ações e iniciativas para o grupo sejam incorporadas no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária Anual, ganhando assim sustentabilidade”.

Dentre as ações propostas na mensagem estão: a ampliação da rede de Educação Infantil para atender ao direito à creche e pré-escola; a melhoria da qualidade da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio da qualificação de profissionais; ampliação ou implementação de programas de assistência social; investimentos na infraestrutura municipal ligada a saneamento básico, mobilidade e espaços públicos adequados de lazer e cultura, dentre outras questões.

Luzia Laffite, superintendente do Instituto da Infância (Ifan), instituição responsável pela secretaria executiva da REPI-CE, afirmou que a proposta visa que ações na área “permaneçam como prioridades nas administrações municipais, promovendo melhoria das condições de vida das crianças e familiares. Principalmente dos que estão em situação de vulnerabilidade e risco social”, defendeu, acrescentando pretensão de que a campanha atinja aproximadamente 60 municípios no Ceará.

Segundo a assessoria da Repi-CE, a carta já foi enviada a todos os candidatos ao Executivo na Capital. Além de Roseno, Capitão Wagner (Pros) marcou assinatura para a próxima semana. A rede informou que aguarda respostas das campanhas dos demais candidatos à Prefeitura de Fortaleza.

Fonte: Jornal O Povo – https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2020/10/16/eleicoes-2020–roseno-assina-carta-compromisso-com-acoes-para-a-primeira-infancia.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *