IFAN participa de Seminário Intersetorial do Programa Mais Infância Ceará do Governo Estadual, com oficina sobre o Plano Nacional da Primeira Infância

Dos dias 19 a 23 de abril, a superintendência do IFAN, Luzia Laffite, participa do Seminário Intersetorial do Programa Mais Infância Ceará facilitando a oficina “Plano Nacional da Primeira Infância – Tudo começa com o diagnóstico”. O Seminário é uma iniciativa da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e do Comitê Consultivo Intersetorial (presidido pela primeira-dama do Ceará Onélia Santana), e vem para recepcionar os novos integrantes dos comitês municipais de Assistência Social, Saúde e Educação de 184 municípios cearenses. 

O principal objetivo dos quatro dias de encontros virtuais é sensibilizar e capacitar agentes sociais para o acompanhamento, monitoramento e fortalecimento das ações do Programa Mais Infância Ceará (política estadual), reestruturar os comitês e elaborar os planos municipais para a promoção do desenvolvimento integral da primeira infância no Estado. O Mais Infância Ceará trabalha desde 2015 pela transformação da assistência integral à criança mediante um olhar dedicado à infância na realidade de famílias carentes do Ceará.

Segundo Luzia Laffite, a construção de um programa passa necessariamente pela realização de um diagnóstico inicial, pelo fortalecimento da multisetorialidade das ações, e o Programa Mais Infância se apresenta como eminentemente intersetorial. “O plano municipal da Primeira Infância é público, mas deve contar com a participação do conjunto das secretarias municipais, do sistema de garantias de direitos, da sociedade civil e do setor produtivo”, complementa a superintendente.

É justamente sobre a importância do diagnóstico da situação integral da criança nas áreas urbanas, rurais e indígenas que vem tratar a oficina ofertada por Laffite durante a programação do Seminário. Ao final, os participantes do Seminário terão assistido a palestras diversas e à oficina do IFAN divididos em grupos por regiões do Estado: nos dias 19 e 20 participam integrantes dos comitês da Grande Fortaleza, Maciço de Baturité, Litoral Leste, Vale do Curu, sertões de Canindé, Central, de Crateús e dos Inhamuns; e nos dias 22 e 23 é a vez dos representantes do Sertão Central, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte, Cariri, Centro Sul e Vale do Jaguaribe.

A programação do Seminário pode ser conferida na peça de divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *