Instituto da Infância treina profissionais da Seduc/CE e Padin em metodologia internacional de atenção a cuidadores

Ao longo desta semana (26 a 30), o IFAN realiza o I Treinamento na Metodologia Caring for the Caregiver (“Cuidando do Cuidador”, em tradução para o português) para representantes da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e supervisores do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), a fim de torná-los aptos a implementar a metodologia Cuidando do Cuidador (CFC) em cidades do interior do Estado.

A metodologia CFC é uma abordagem internacional de apoio a cuidadores e cuidadoras de crianças de até 24 meses de idade que chega para ser colocada em prática no Ceará pelo IFAN, com apoio do Unicef Brasil e em parceria com o Padin.

O objetivo é dedicar atenção ao bem-estar emocional dos cuidadores principais, que, na maioria das vezes, são as mães das crianças, através do fortalecimento da capacidade destas de se envolverem de maneira significativa e responsiva com seus filhos. O Projeto Cuidando do Cuidador será desenvolvido em duas fases e visa beneficiar cerca de 300 pessoas, entre gestantes e crianças.

Em respeito às normas sanitárias determinadas pelos decretos estaduais devido à pandemia por Covid-19 no Ceará, o treinamento em CFC com profissionais do Estado acontece em modo remoto (online), com facilitação da superintendente do IFAN, Luzia Laffite; da gestora do projeto, Francis Helen; e acompanhamento de equipe do Unicef África.

Alcance previsto pelo Projeto Cuidando do Cuidador no Ceará

Fase 01 – Municípios-alvo: Bela Cruz, Fortaleza, Granja, Itarema, Santana do Acaraú, Tejuçuoca, Traíri, Viçosa do Ceará.

Fase 02 – Municípios-alvo: Amontada, Miraíma, Chaval, Uruoca, Moraújo, Mucambo, Itatira, Capistrano, Itapiúna, Pereiro, Choró, Monsenhor Tabosa, Quiterianóplois, Cariús, Salitre, Tarrafas, Farias Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *