IFAN apoia shoppings de Fortaleza em campanha pelo combate ao trabalho infantil

O Instituto da Infância (IFAN) apoia a campanha “Respeite o futuro de uma criança”, lançada hoje (14) nos shoppings Rio Mar Fortaleza e RioMar Kennedy, em Fortaleza, pelo Grupo JCPM (por meio do Instituto JCPM de Compromisso Social). Com peças de comunicação espalhadas pelas alas dos shoppings, a campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre o combate ao trabalho infantil, buscando o apoio da mesma em não estimular a permanência de crianças em atividades remuneradas, seja no comércio de itens nas ruas da cidade ou por meio de mendicância.

“Respeite o futuro de uma criança” foi desenvolvida pela equipe de marketing do RioMar Recife a partir de diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e chega para marcar o mês de junho, lembrado nacional e internacionalmente como mês do combate ao trabalho infantil (12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil). “É muito importante o setor comercial, o setor de serviços, principalmente, estar na frente de uma campanha desse porte, e nós ficamos muito satisfeitos em poder participar com o Instituto JCPM e também com outros parceiros que estão nesta campanha”, destaca Luzia Laffite, superintendente do Instituto da Infância.

Além do IFAN, outras entidades da rede de proteção a crianças e adolescentes assinam a parceria com o Instituto JCPM e os shoppings RioMar: Superintendência de Inspeção do Trabalho – SIT (Ligado à Superintendência Regional do Trabalho), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, a Fundação da Criança e da Família Cidadã – FUNCI, O Pequeno Nazareno – OPN e a Terre des Hommes Brasil.

Peças da campanha

Com ilustrações e frases, as peças de comunicação da campanha buscam fazer a sociedade refletir sobre o trabalho infantil. Alguns dos slogans utilizados para esta chamada de atenção são “Respeite o futuro de uma criança”, “Diga sim a mais crianças e adolescente nas escolas” e “Diga sim a mais crianças com direto a acolhimento de um lar”.

Artes da campanha “Respeite o futuro de uma criança” (fonte: Grupo JCPM)

IFAN e a conscientização sobre o trabalho infantil

Em 2014, o Instituto da Infância se juntou à campanha “É da Nossa Conta!”, mobilização em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e a Prefeitura Municipal de Acaraú criada com o objetivo de sensibilizar crianças e famílias do município de Acaraú sobre o trabalho infantil. Atualmente, a principal frente de transmissão de conhecimento sobre o tema dentro do município é o Projeto ELO de Saberes, uma realização do Instituto em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e apoio da Fundação Itaú Social e da Prefeitura Municipal de Acaraú. 

Desde 2016, o Projeto  leva informação sobre os direitos das crianças às famílias da localidade, realizando diversas atividades com familiares, empresários, educadores e sociedade de modo geral para alertar sobre os prejuízos emocionais, físicos e sociais sofridos por crianças e adolescentes em situação de trabalho. “As diferentes formas de exploração estão nas ruas, em situação de mendicância, por exemplo, onde se vê crianças realizando a venda de mercadorias, ou mesmo sendo exploradas pelo crime organizado”, afirma Luzia Laffite.

Atualmente, o ELO de Saberes trabalha com 625 crianças e adolescentes na faixa etária de três a 16 anos, nas localidades de Lagoa do Carneiro, Santa Fé, Barrinha de Baixo, Castelhano e nos bairros de Outra Banda, Sítio Buriti e Saguim, Morada Nova e Bailarina. Ao longo destes cinco anos de trabalho, o projeto atendeu 14 territórios, contribuindo com vivências lúdicas e colaborando com o desenvolvimento de mais de 1.500 crianças e adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *