Crianças do Grande Mucuripe participam de oficinas sobre direito à cidade e ao meio ambiente

Vitória Kethelyn Gomes (9 anos) exibe camiseta produzida nas oficinas presenciais Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe

Na tarde do dia 16 de junho, 20 crianças do Grande Mucuripe (bairros Mucuripe, Cais do Porto, Vicente Pizon e Praia do Futuro II), em Fortaleza, participaram das oficinas presenciais Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe, na barraca Arpão Praia Bar, no Caça e Pesca. Cumprindo medidas sanitárias contra o Covid-19 – espaço ao ar livre, máscaras e álcool em gel à disposição de todos -, a oficina realizada pela Ação Olhares Eco Protetores (Projeto Primeira Infância é Prioridade) teve como objetivo promover a reflexão das crianças sobre o seu direito à cidade e ao meio ambiente.

Com idades de 4 a 11 anos, os alunos e as alunas da Escola Municipal Professora Aida Santos e Silva e da Escola Municipal Professora Belarmina Campos estavam acompanhados de seus cuidadores e participaram das oficinas em três etapas. Na primeira, as crianças conversaram com a arquiteta e gerente do Projeto Primeira Infância é Prioridade, Alana Aragão. Elas responderam perguntas sobre as ruas e espaços públicos do local onde moram e compartilharam detalhes dos caminhos que percorrem de casa até a escola, ou de casa até o posto de saúde onde costumam buscar atendimento médico.

Alana Aragão entrevistando as crianças da oficina

Na segunda etapa, as crianças desenharam como gostariam que fossem tais percursos urbanos, o que gostariam que fosse diferente nessas paisagens. Como conclusão, elas transferiram os “rascunhos” para camisetas customizadas da Ação Olhares Eco Protetores, em um registro simbólico e permanente do Grande Mucuripe dos sonhos delas. Ao fim da atividade, as crianças posaram para fotos, ganharam lanche e mudas de ipê para plantarem em calçadas e praças do bairro.

Crianças desenhando como gostariam que fosse o caminho de casa à escola/ao posto de saúde

Segundo Alana Aragão, as oficinas Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe (realizadas nas fases virtual e presencial) vêm sendo uma oportunidade de partilhar conhecimentos complementares: as pautas do Instituto da Infância sobre a importância das crianças terem ciência de seus direitos à cidade e a um meio ambiente de qualidade, e as vivências das crianças no território. “Conhecimento fundamentado e experiência prática, adultos e crianças caminhando juntos por uma cidade mais harmônica, justa, acessível, segura e divertida!”, explica.

Izaías Rodrigues (9 anos) “passando a limpo” sua arte para a camiseta

Pietra Alves Carvalho (10 anos) e a mãe Gisele Alves de Araújo

Larissa de Oliveira e o filho João Gabriel de Oliveira (8 anos)

A tarde de oficinas contou, ainda, com orientações de higiene e saúde para os cuidadores das crianças. A exposição foi facilitada pelas profissionais Larissa Melo, técnica responsável pelo Programa Saúde na Escola; Fátima Galvão, coordenadora da saúde do adolescente da Secretaria Municipal da Saúde; Jamilla Gondim, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil; e Carolina Souza, gestora e coordenadora da UAPS Frei Tito. Residentes da UAPS Frei Tito também prestigiaram a ocasião.

As oficinas Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe são uma iniciativa da Ação Olhares Eco Protetores, que integra o Projeto Primeira Infância é Prioridade, realizado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e ANDI Comunicação e Direitos, em parceria com o IFAN e com patrocínio da Petrobras.

Orientações em higiene e saúde aos pais e cuidadores das crianças participantes

Profissionais da rede municipal de saúde marcaram presença na oficina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *