Projeto Planos Primeira Infância e Niterói (RJ) concluem Diagnóstico da Primeira Infância do município

O levantamento realizado pelo Comitê Intersertorial da Primeira Infância de Niterói sob orientação do Instituto da Infância serve como documento inicial para a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância da cidade

Na manhã desta quarta-feira (30), a equipe do Projeto Planos Primeira Infância (realização do IFAN em parceria com Rede Urban95 e Instituto Cidades Sustentáveis) participou da apresentação do Diagnóstico da Primeira Infância de Niterói, em encontro online. O levantamento de dados foi realizado pelo Comitê Intersertorial da Primeira Infância de Niterói com o suporte técnico do IFAN e servirá como documento-base para a produção do Plano da Primeira Infância do município.

Seminário de apresentação do Diagnóstico da Primeira Infância de Niterói (RJ)

Valéria Braga, Secretária do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura Municipal de Niterói e ponto focal do Projeto na cidade, abriu o encontro com exposição sobre as políticas públicas para a primeira infância que já se encontram em execução em Niterói. Em seguida, Valéria abordou o Programa Pé de Infância, iniciativa da Rede Urban95 que chega ao município propondo intervenções urbanas lúdicas e buscando proporcionar às crianças de até 95 centímetros de altura vivências mais coloridas e educativas nos espaços públicos da cidade.

Apresentação de Valéria Braga, Secretária do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura Municipal de Niterói

A ocasião foi prestigiada por membros da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), órgão da administração pública de Fortaleza encarregado da execução de políticas municipais para crianças e adolescentes. Secretários, técnicos e assessores do legislativo de Niterói ouviram o presidente da Fundação e ex-parlamentar de Fortaleza (CE), Iraguassú Filho, sobre sua caminhada pela aprovação do Marco Legal da Primeira Infância da capital cearense (de dezembro de 2020) e pelo fomento da Frente Parlamentar pela Primeira Infância.

A superintendente do IFAN, Luzia Laffite, contribuiu com exposição sobre o Plano Nacional da Primeira Infância, tecendo considerações importantes para se pensar a construção de um Plano Municipal pela Primeira Infância. Também estiveram presentes na ocasião Taís Herig, Assistente da Secretaria Executiva – Rede Urban95 no Brasil; Neilza Buarque, gerente do Projeto Planos Primeira Infância (IFAN); Fellipe Dias, Coordenador de TI do IFAN e assistente do Projeto; e Angélica Duarte, Subsecretária da Gestão de Redes da Secretaria de Saúde de Niterói (RJ).

Apresentação de Iraguassú Filho (Presidente da Funci)

Apresentação de Luzia Laffite (Superintendente executiva do IFAN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *