Projeto Planos Primeira Infância avança no Diagnóstico da Primeira Infância do município de Pelotas (RS)

O Projeto Planos Primeira Infância deu mais um passo no trabalho com o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, pela elaboração do diagnóstico de sua primeira infância. No último dia 02, a gerente do Projeto, Neilza Buarque, participou de reunião para discutir o documento com a Comissão Municipal Intersetorial pela Primeira Infância de Pelotas. O grupo pelotense é composto por secretários municipais, técnicos e outros representantes da atual gestão pública municipal.

Na ocasião, Neilza destacou a necessidade de os servidores estarem alinhados com o conceito de infância e da sua diversidade, além de relembrar o papel da Comissão nesta caminhada pela elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância de Pelotas. “Uma visão holística da infância é crucial para este processo”, afirmou. A apresentação também abordou a razão de ser do diagnóstico para uma evolução do planejamento estratégico.

Como ferramenta, os representantes da gestão municipal de Pelotas receberam o Instrumental do Diagnóstico da Primeira Infância, publicação-guia elaborada pelo IFAN e aceita pelo Comitê para a aplicação no conglomerar de dados sobre a população pelotense com idade entre 0 e 6 anos.

Agora, neste mês de julho, as secretarias do município estão incumbidas de se apropriar dos indicadores do instrumental, validando-os ou mesmo retirando aqueles que por ventura não se apliquem à realidade local. De acordo com Neilza, as pastas têm liberdade para acrescentar indicadores necessários para o município, caso estes não estejam contemplados no documento original. Em seguida, virá a etapa de coleta de dados dos indicadores definidos, e, em última fase, ocorrerão a validação e o encerramento dos trabalhos.

Reunião virtual entre a gerência do Projeto Planos Primeira Infância (IFAN) e a Comissão Municipal Intersetorial de Pelotas (RS)

A equipe do IFAN e os técnicos designados pelo Comitê terão reuniões aproximadamente a cada dez dias para realizar o acompanhamento de cada uma das etapas descritas. Ainda no encontro do dia 02, Jacqueline Dutra, ponto-focal do Projeto na cidade e coordenadora do Comitê, manifestou pedido de que seja realizado um seminário para tratar sobre as ações finalísticas do Plano Nacional pela Primeira Infância e possibilitar a troca de experiências com municípios que já possuem um Plano Municipal exitoso. Também ficou registrado o interesse dos integrantes do Comitê de saberem mais sobre o Marco Legal da Primeira Infância com o objetivo de ampliarem conhecimentos e se aprofundarem no tema.

Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância de Pelotas (RS)

Compõem o CMI de Pelotas os seguintes servidores da administração pública municipal: Bruno Velloso (Secretaria de Governo), Raquel Nebel (Secretaria de Assistência Social), Adriana Oteiro (SECULT), Angelisa de Paula (Secretaria da Fazenda), Marília Pinheiro (SARH), Taís Moreno (Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura), Claudio Prietsch (Secretaria Obras e Pavimentação), Daiane da Rosa Ugoski (Rede Materno Infantojuvenil/SMS), Giovan Pereira (Secretaria de Obras e Pavimentação), Alicéia Ceciliano (Diretora SMSP), Benhara Damero (Secretaria de transporte e trânsito Pelotas), Luciéli dos Santos (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária), Marcelo Silva Taddei (Procuradoria Geral do Município de Pelotas), Taiani Corrêa (Secretaria Municipal de Educação e Desporto- SMED), Carmem Roig (SGCMU), Patrícia Mota (Assessoria Especial de Comunicação), Daiana Ribeiro (Secretaria de Qualidade Ambiental) e Jacqueline Dutra (Ponto Focal/saúde).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *