Famílias do bairro Vila Velha, em Fortaleza, recebem kits de alimentação e higiene pessoal

No dia 11 de junho, famílias do bairro Vila Velha, em Fortaleza, receberam kits de alimentação e higiene pessoal em ação do Projeto Atitude Legal (realizado pelo Instituto da Infância (IFAN) em parceria com Kindernothilfe e.V (KNH)). Os kits foram entregues presencialmente pela equipe do IFAN na sede do Centro de Integração Social – CIS Vila Velha e na Escola Municipal Francisco Edilson Pinheiro, com a colaboração de equipes das duas instituições.

Esta é a segunda entrega de alimentos e itens de higiene realizada pelo Projeto Atitude Legal neste ano, a primeira aconteceu no dia 28 de maio. Ao todo, 73 crianças/famílias foram beneficiadas pelas iniciativas. Segundo Lorena Silveira, coordenadora do Atitude Legal, a distribuição de kits de alimentação vem acontecendo desde março de 2020 com a finalidade de contribuir com a nutrição das crianças que o projeto atende durante a suspensão das atividades escolares imposta pelo enfrentamento ao coronavírus.

Neste cenário de pandemia por Covid-19, segundo a coordenadora, as famílias do Vila Velha têm sofrido os impactos do desemprego, principalmente a falta de recursos financeiros para garantir comida na mesa. Apesar de todas as crianças inscritas no Projeto Atitude Legal serem de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (benefício concedido pelo Governo Federal), que também receberam cestas básicas da Prefeitura de Fortaleza, a equipe do IFAN percebe que alguns lares continuam apresentando dificuldades para se alimentar.

“Semanalmente, as estagiárias de campo interagem com as crianças através de videoconferências. Há, além de tudo, uma troca de falas, de gestos, de olhares. Mostra-se um pouco do cotidiano, e, neste recorte percebemos, por vezes, que não são suficientes os benefícios vindos do poder público”, observa Lorena.

Constatando a dura realidade, o Projeto solicitou a destinação dos valores remanescentes da reforma do Centro de Integração Social do Vila Velha para a compra e entrega de kits de alimentação a famílias cuidadosamente selecionadas pela equipe do Atitude Legal. 

Os kits foram acompanhados de material informativo em apoio às famílias neste período de maior permanência das crianças em casa. O cartão continha dicas de atividades/ brincadeiras para os cuidadores fazerem com os filhos, dicas de cuidados com a higiene em prevenção à Covid-19 e orientações sobre como denunciar casos de violência contra a criança. 

Itens do kit de alimentação e higiene pessoal

Para Lorena Silveira, o card enviado foi um grande diferencial, pois “as crianças e suas famílias necessitam, sim, de alimentos, de itens de higiene; mas também necessitam de informações e dicas seguras. Um alento, uma palavra de conforto. Apoio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *