Planos Primeira Infância inicia diagnóstico da primeira infância no município de Aracaju (SE)

Planos Primeira Infância inicia diagnóstico da primeira infância no município de Aracaju (SE)

O Projeto Planos Primeira Infância segue atendendo a reuniões com grupos de trabalho de municípios brasileiros para elaborar e realinhar seus planos municipais pela primeira infância. Na manhã do dia (13), foi a vez dos gestores de Aracaju se encontrarem (virtualmente) com a gerente do Projeto, Neilza Buarque, e com o assistente de projetos Fellipe Dias para darem início ao processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância da capital sergipana.

Participaram da reunião a Secretária de Educação de Aracaju, Maria Cecilia; a Gerente de Inovação e Planejamento Estratégico do município, Larissa Leme; e técnicos de diversas secretarias da gestão municipal. A equipe do IFAN apresentou a proposta do Projeto, esclareceu o conceito de infância(s) considerado em seu desenho e expôs as etapas de construção do diagnóstico da primeira infância de Aracaju.

A facilitação presencial com os técnicos foi realizada por Larissa, ponto focal do Projeto no município. Na programação, os profissionais foram convidados a um criativo exercício de se imaginarem prefeitos por 5 minutos e pensarem no futuro das crianças da cidade. “A ideia rendeu um diálogo promissor sobre a necessidade de conhecer e demarcar o espaço das crianças como protagonistas, ganhando destaque, com particular ênfase às crianças com deficiência”, comenta Neilza Buarque. 

Em avaliação do encontro, a gerente do Projeto considerou a reunião motivadora, pois todos os presentes se mostraram interessados, engajados. A equipe do IFAN compartilhou o instrumental para o Diagnóstico da Primeira Infância, documento de autoria do Instituto, e buscou estimular os gestores do município a pesquisarem dados sobre a primeira infância da cidade em plataformas como o Observa/RNPI, FMSV Primeira Infância Primeiro, IMAPI/UNB.  

Neste primeiro encontro, a parceria IFAN e gestão municipal de Aracaju definiu o cronograma de atividades para a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância da cidade. Inicialmente, o grupo de trabalho intersetorial fará triagem de indicadores por área técnica para eleger e adicionar indicadores que comporão o diagnóstico da primeira infância. Em seguida, a equipe do IFAN acompanhará a evolução da coleta dos dados e, no terceiro momento, uma reunião será realizada para finalizar a coleta de dados e dar início ao tratamento das informações.

 

 

Av. Santos Dumont, 1789, Sala 607 – Aldeota, CEP 60150-160, Fortaleza – Ceará – Brasil

   ifanadm@ifan.com.br

    +55 (85) 3268-3979

   +55 (85) 3268-3979