Projeto Cuidando do Cuidador (CFC) beneficia o bem-estar emocional de mais de 800 cuidadores no Ceará

O Projeto Cuidando do Cuidador (Caring for the Caregiver – CFC), parceria da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc-CE (Governo do Ceará) com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef Brasil) e Instituto da Infância, está sendo concluído com um saldo inspirador: mais de 800 cuidadores de crianças entre 0 e 2 anos beneficiados em seu bem-estar emocional de abril a dezembro deste ano.

Desenvolvida pela Universidade de Witwaterstrand (África do Sul), Unicef e Fundação LEGO, a metodologia Caring for the Caregiver (CFC) foi aplicada com famílias de 25 municípios do Ceará através da ação de profissionais da linha de frente do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil do Governo do Estado do Ceará – Padin. Equipe técnica do IFAN – Luzia Laffite, Francis Helen de Souza e Vanessa Benício – capacitou supervisores e Agentes de Desenvolvimento Infantil do Programa para implementarem a metodologia nas visitas às famílias atendidas pelo mesmo.

O objetivo do CFC é treinar cuidadores e cuidadoras para que estes forneçam cuidados responsivos e estimulação precoce de suas crianças, a fim de melhorar seu desenvolvimento. Cuida-se do cuidador pelo fortalecimento de sua autoconfiança e sua capacidade de superar desafios que se apresentam cotidianamente no cuidado com a criança.

Para Stephanie Amaral, representante do Unicef Brasil que acompanhou as etapas de capacitação dos profissionais do Padin, a metodologia é inovadora, pois é a primeira a endereçar importância ao bem estar do cuidador. “O foco no desenvolvimento infantil é de extrema importância, mas temos que reconhecer que o estado emocional da mãe ou do cuidador principal pode refletir na qualidade do cuidado da criança, e consequentemente, neste desenvolvimento”, afirma.

No Brasil, o Ceará foi escolhido pelo Fundo para aplicar a CFC devido ao alto comprometimento e experiência na primeira infância apresentados pelo nos anos recentes pelo Governo do Estado. “Desde o primeiro treinamento percebemos como a metodologia se encaixava no dia-a-dia das visitas às famílias e como ela poderia apoiar os ADIs, complementando as atividades realizadas no Padin com o mesmo propósito”, relata Stephanie Amaral.

Uma das importantes temáticas da abordagem CFC é o gerenciamento do estresse. O desgaste emocional é notável em lares com crianças pequenas, e, nas casas visitadas pelos agentes do Padin, esse desconforto incide especialmente em cuidadores do sexo feminino (mães, avós, tias…) devido à sobrecarga de tarefas domésticas. Com a metodologia CFC, os profissionais do Padin puderam transmitir às cuidadoras estratégias capazes de aliviar este estresse, em alternativas como o fortalecimento de laços sociais e a promoção de tempo de qualidade para estas mulheres.

Para Francis Helen de Souza, psicóloga e consultora do IFAN que atuou no Projeto, uma grande conquista obtida pela aplicação no Ceará foi o ganho de bem-estar emocional dos cuidadores. “Em avaliação inicial feita com as famílias, 50,7% das pessoas apresentavam sinais de ansiedade, número que caiu para 40,9% na avaliação final, de conclusão Projeto”, compartilha.

Ainda segundo a consultora, o incômodo que os cuidadores diziam sentir com as atitudes das crianças na rotina diária de cuidados também sofreu redução quando da avaliação final: de 11,06% que inicialmente diziam não se incomodar, a taxa passou para 40,9%. Além disso, a porcentagem de cuidadores que indicavam se sentirem autoconfiantes subiu de 86,2% para 94%.

O Projeto em números

  • 25 municípios atendidos
  • 166 ADIs, supervisores e multiplicadores do Padin envolvidos na implementação com famílias
  • 814 cuidadores alcançados

Municípios da implementação

Fase 1 do Projeto (julho a dezembro de 2021): Bela Cruz, Fortaleza, Granja, Itarema, Santana do Acaraú, Tejuçuoca, Traíri, Viçosa do Ceará.

Fase 2 do Projeto (agosto a dezembro de 2021): Amontada, Capistrano, Cariús, Chaval, Choró, Farias Brito, Itatira, Itapiúna, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mucambo, Pereiro, Quiterianópolis, Salitre, Tarrafas e Uruoca.

Confira alguns registros da aplicação da metodologia CFC no Ceará:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *