IFAN facilita Planejamento Estratégico do Plano Municipal pela Primeira Infância de Patos (PB)

Participante da edição 2021-2024 do Selo UNICEF, o município buscou a continuidade do apoio técnico do IFAN na construção de seu PMPI após experimentar a assessoria prestada pelo Instituto ao Selo, neste ano

Nos dias 23 e 24 de novembro, o Instituto da Infância facilitou a etapa de Planejamento Estratégico do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Patos (PB). O seminário foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura da cidade e foi realizada presencialmente no espaço de eventos Patos Water Play.

O encontro integrou o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância de Patos, Conselhos Tutelares e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcando a continuidade do apoio do IFAN à construção do PMPI patoense, apoio iniciado por ocasião da assessoria técnica que o Instituto prestou, este ano, aos 2.023 municípios da edição 2021-2024 do Selo UNICEF.

Munidos do diagnóstico situacional da primeira infância de Patos, secretários e técnicos do município tiveram, no seminário, a missão de traçar as ações estratégicas de seu Plano Municipal, com o objetivo de melhor atender à população de 0 a 6 anos nas diversas áreas da administração pública: educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, turismo, meio ambiente, trânsito, entre outras.

Para a equipe facilitadora do seminário (Luzia Laffite, Neilza Buarque e Fellipe Dias), a decisão de um município de se estabelecer como “cidade da primeira infância”, a exemplo do que Patos tem se proposto, é estratégica. Luzia lembra que “a criança não está sozinha, ela está em um contexto familiar, em primeiro lugar; e em um contexto institucional”. E é por este motivo, então, no entendimento da superintendente do IFAN, que se faz necessário ouvir os profissionais e gestores das políticas públicas, bem como a sociedade civil, para que se possa pensar conjuntamente em uma integração do que está sendo realizado em cada área da gestão municipal.

A caminhada de elaboração do Plano de Patos está dinamizando um olhar intersetorial, que contempla escuta da sociedade civil, das secretarias e órgãos da Prefeitura, além das crianças que habitam todos os territórios da cidade, conta Helena Wanderley, secretária de Desenvolvimento Social de Patos.

Helena ressalta que o município espera se comprometer não só com a elaboração de um Plano “que tenha a sua cara”, mas também com incumbência de garantir a sua execução. “Esperamos que não seja um Plano que vá para a gaveta, mas que seja executado. Vamos ter todo o cuidado e toda a responsabilidade de colocar as ações em prática”, enfatiza.

Contar com a orientação do IFAN neste processo, para a secretária, é motivo de grande alegria: “Reconhecemos o valor e a experiência que o IFAN tem para vir trabalhar com a sociedade de Patos, para que a gente possa realmente colocar nossas crianças como prioridade, tornar Patos uma cidade melhor e trazer um futuro melhor para as nossas crianças”.

O município de Patos já dispõe de políticas públicas importantes para a primeira infância, das quais se destacam o PAI – Programa de Atenção à Primeira Infância (Lei 5.542/2021) e o Dia Municipal do Brincar, instituído por lei em 2014.

A equipe de governabilidade na primeira infância do IFAN diz acreditar que, em breve, o Comitê de Patos terá condições de iniciar a redação do Plano. A meta do município, ainda segundo a equipe, é aprovar o PMPI até o fim deste ano de 2022.

(Texto com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos).

Confira alguns registros de momentos do Seminário:

GALERIA

Fellipe Dias, assistente técnico do IFAN, auxilia técnicos da gestão municipal em atividade do Seminário.
Consultora técnica do IFAN Neilza Buarque orienta atividade em grupo na programação do Seminário.
Foto: Prefeitura Municipal de Patos (PB).
Secretária Helena Wanderley (Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos) durante fala no Seminário.
Equipe do IFAN junto ao grupo que participou do Seminário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *