IFAN ministra Seminário de Planejamento Estratégico do Plano Municipal pela Primeira Infância de Guamaré (RN)

Participante da edição 2021-2024 do Selo UNICEF, o município buscou a continuidade do apoio técnico do IFAN na construção de seu PMPI após experimentar a assessoria prestada pelo Instituto ao Selo, neste ano

Nos dias 21 e 22 de novembro, a equipe de governabilidade na primeira infância do Instituto da Infância – IFAN (Luzia Laffite, Neilza Buarque e Fellipe Dias) ministrou o Seminário de Planejamento Estratégico do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Guamaré, no Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no Centro de Convenções do município e contou com público de 30 pessoas, entre membros da Comissão Municipal pela Primeira Infância e técnicos atuantes nas Políticas Públicas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos da cidade.

A programação chega como uma demanda do município para dar continuidade ao apoio técnico na construção do PMPI que o IFAN vem oferecendo desde a recente assessoria prestada pelo mesmo à edição 2021-2024 do Selo UNICEF, da qual o município participa.

Com o Diagnóstico da Primeira Infância guamareense em mãos, o seminário convidou os servidores a avaliarem os desafios da atual gestão para com a primeira infância e a desenharem ações estratégicas para os mesmos.

Luzia Laffite, superintendente do Instituto da Infância e facilitadora do evento, explica que o Plano da Primeira Infância indica as lacunas e áreas que precisam de maior investimento para que o município possa atender com maior qualidade e integralidade a população de 0 a 6 anos. “O Plano aponta as dificuldades e as potencialidades que o município tem para promover um melhor desenvolvimento dessas crianças”, completa.

Para garantir a intersetorialidade e o olhar integral e integrado à criança (elementos necessários na elaboração de um Plano Municipal de Primeira Infância), o evento foi marcado pela participação de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Esporte, além de integrantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Guamaré.

O secretário de Assistência Social e articulador do Selo UNICEF Fabricio Morais participou da programação e diz considerar que a mesma trará repercussões positivas a longo prazo. “Esta experiência terá sido primordial para a formação das crianças guamareenses no futuro. A gestão, através do Prefeito Artur Teixeira, vem fazendo todos os esforços na priorização da primeira infância no âmbito das políticas públicas em nosso município.”

Confira abaixo, na galeria de imagens, alguns registros do Seminário.

GALERIA

Foto: Prefeitura Municipal de Guamaré (RN).

Luzia Laffite, superintendente do Instituto da Infância.

Neilza Buarque, consultora técnica de governabilidade na primeira infância do IFAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *