Publicação analisa conexões do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros com políticas para a primeira infância do Ceará

Meyssa Quezado, Assistente Técnica em Pesquisa no ACT (IVEPESP), entrega exemplares físicos de “Conexão do Programa ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros com as Políticas da Primeira Infância no Estado no Ceará: Caminhos para Sustentabilidade” à superintendência do IFAN

Em uma parceria técnica com o Instituto da Infância, o Instituto de Valorização da Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo – IVEPESP e o Projeto ACT Ceará lançam publicação que analisa conexões do Programa ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros com as políticas para a primeira infância de 24 municípios cearenses.

O documento “Conexão do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros com as Políticas da Primeira Infância no Estado no Ceará: Caminhos para a Sustentabilidade” foi produzido com a parceria institucional do Governo do Estado do Ceará e Programa Mais Infância Ceará, com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bernard van Leer e Porticus.

O texto é um produto do “Programa de intervenção baseado em evidência científica com enfoque na Parentalidade Positiva de Prevenção de violência contra crianças: Formação, Nucleação e Pesquisa”, coordenado pelas Profas. Dras. Elisa Rachel Pisani Altafim e Maria Beatriz Marins Linhares, do IVEPESP.

O Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros foi implementado em 24 cidades do Ceará de 2020 a 2023 com a proposta de fomentar nas famílias com crianças em idade de 0 a 3 anos comportamentos de proteção e prevenção à prática de violência doméstica.

Responsável pela orientação técnica dos 184 municípios do Ceará para a elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância, o IFAN foi convidado a colaborar com a redação de “Caminhos para a Sustentabilidade”. O trabalho realizado por Luzia Laffite, superintendente do Instituto, e Francis Helen de Souza, consulta técnica do mesmo, consistiu no cruzamento das ações e metas previstas pelos PMPIs dos 24 municípios em que o ACT foi aplicado com o próprio Programa, com o objetivo de identificar possibilidades para a sustentabilidade do Programa nos respectivos municípios.

Segundo Luzia, fornecer saídas para garantir esta sustentabilidade é a grande contribuição do documento. “Agora que o Projeto ACT Ceará está concluído no estado, esta análise permite às gestões compreender como elas podem dar continuidade à ferramenta no sentido de fixá-la como uma política pública municipal”, afirma.

A publicação se encontra disponível para download.

Registros da entrega física da publicação pelo IVEPESP à Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (SPS-CE):

Dagmar Soares, Coordenadora do Programa Mais Infância Ceará (Governo do Ceará), e Profª Draª Elisa Rachel Pisani Altafim (IVEPESP)
Márcia Dutra, Coordenadora da Secretaria de Proteção Social Especial (Governo do Ceará), e Dagmar Soares
Dagmar Soares e Onélia Santana, Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do estado do Ceará (SPS-CE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *