Organizações se encontram para reabrir a Rede Estadual da Primeira Infância do Ceará (REPI-CE)

Um grupo de 26 profissionais que atuam em benefício da primeira infância participaram, na última quinta-feira, 17 de agosto, da reunião para reabertura da Rede Estadual da Primeira Infância do Ceará, a REPI-CE. O encontro aconteceu na sede do Íntegra – Centro de Desenvolvimento Humano Relacional, em Fortaleza, em uma mobilização da clínica com o Instituto da Infância.

A reunião congregou representantes de organizações da sociedade civil, da iniciativa privada, setores da gestão pública estadual e municipal (de Fortaleza) e pessoas autônomas que têm por propósito defender e promover os direitos das crianças de 0 a 6 anos que habitam o Ceará.

Após fazer um resgate histórico da REPI-CE desde que foi criada – em 2009 -, Luzia Laffite, psicóloga e superintendente do IFAN, ex-secretaria executiva da Rede, propôs aos presentes uma conversa com foco no alinhamento de expectativas, tirar dúvidas sobre o trabalho a ser desenvolvido pela REPI e escutar sugestões para esta nova fase do coletivo.

Em 2019, quando as atividades da Rede foram suspensas, período que se estendeu pelos anos da pandemia de Covid-19, Luzia conta que um sentimento permaneceu com o IFAN: “Sempre tivemos muita vontade de retomar, e retomar de uma forma diferente. Hoje estamos aqui com várias organizações, e que bom que estamos ampliando, inclusive com participação do setor privado”.

Os 184 Planos Municipais pela Primeira Infância existentes no estado do Ceará inspira otimismo no grupo que agora se forma. Outro aspecto identificado pelos profissionais como promissor é a movimentação que os Ministérios Públicos vêm realizando no sentido de monitorar e fiscalizar os estados brasileiros quanto ao cumprimento de políticas públicas para a primeira infância, sendo considerado, inclusive, neste tema, o orçamento que cada unidade federativa destina para a execução de tais políticas.

O grupo de organizações pretende formalizar a reabertura da Rede em caráter oficial, passo que envolverá traçar o planejamento estratégico para a REPI, prevendo a atuação do movimento para o exercício que vai deste 2º semestre de 2023 até o fim do 1º semestre de 2024. Deverá ser instituída uma secretaria executiva, um Grupo Diretivo (GD), espera-se iniciar a rotina de assembleias, e assim estabelecer o funcionamento habitual da Rede, que deve operar em modelo de governança análogo ao da Rede Nacional Primeira Infância.

Para auxiliar no desenho desta fase, o Instituto da Infância convidou as representações presentes na reunião de reabertura a responderem um formulário com questionamentos sobre disponibilidade para dedicação às atividades da REPI, quais os temas de maior preocupação das entidades quando pensam na primeira infância, entre outros.

Lista de instituições até o momento engajadas na recomposição da REPI-CE:

  • Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19 (AOCA)
  • Íntegra – Centro de Desenvolvimento Humano Relacional Ltda.
  • Coordenadoria de Educação e Promoção Social (COEPS) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC CE)
  • Creche Escola Casa da Tia Léa
  • Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Escola Waldorf Micael Fortaleza
  • INCERE
  • Instituto da Infância – IFAN
  • Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança da Universidade Federal do Ceará – NUCEPEC UFC
  • Programa Cientista Chefe (FUNCAP)
  • Programa de extensão “Clínica, Estética e Política do Cuidado” (CEPC) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará (SPS CE)
  • Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS)
  • Técnicas/servidoras atuantes nos municípios de Bela Cruz, Marco, Chaval, Itarema, Crato, Juazeiro, Salitre, Itatira, Paramoti, Granja, Viçosa e Sobral (Ceará)
  • União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no Ceará (UNCME CE)
  • Unicef (escritório no Ceará)
  • United Way Brasil

As iniciativas do terceiro setor, empresas, setores da gestão pública estadual e municipais, bem como profissionais autônomos que desejarem integrar a Rede Estadual da Primeira Infância do Ceará devem manifestar interesse enviando mensagem ao endereço repiceara@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *