Em oficinas, crianças e adolescentes de Acaraú (CE) refletem sobre a preservação da natureza e a qualidade de espaços urbanos

A ação “Caminhos Lúdicos: Acaraú é mais Natureza” é uma iniciativa do IFAN (Projeto Elo de Saberes) em parceria com a Prefeitura Municipal de Acaraú e a Secretaria de Assistência Social do município

Desde o dia 19 de setembro, uma vez por semana, 21 crianças e adolescentes que moram no município de Acaraú, no litoral oeste do estado do Ceará, têm participado de oficinas de educação ambiental e de reflexão sobre a qualidade de espaços e vias públicas das localidades onde moram. Trata-se da ação “Caminhos Lúdicos: Acaraú é mais Natureza”, iniciativa do Instituto da Infância que está sendo executada por meio do Projeto Elo de Saberes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Acaraú e a Secretaria de Assistência Social do mesmo município.

As oficinas “Caminhos Lúdicos” estão acontecendo nas comunidades de Perseguida, bairro da zona urbana de Acaraú, e Lagoa do Mato, na área rural da cidade (distrito de Aranaú). O principal objetivo da ação é convidar as crianças e os adolescentes dos dois territórios a observarem com criticidade os aspectos físicos dos caminhos que eles percorrem quando vão de casa para os Centros de Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos (CSFV) onde são atendidos.

Com atividades expositivas e práticas, as oficinas têm proposto aos meninos e meninas pensarem sobre o cuidar da natureza e da cidade, como forma, também, de difundir o direito constitucional dos cidadãos brasileiros a um meio ambiente ecologicamente equilibrado (Artigo 225 da CF) e o direito da criança e do adolescente ao lazer (Artigo 227 da CF) dentro das cidades.

Nos dias 19 e 20 de setembro, os grupos de Perseguida e Lagoa do Mato assistiram a apresentações sobre o avanço das mudanças climáticas no mundo, a interação do homem com os recursos naturais e atitudes ecológicas para colocar em prática no dia a dia. Para o biólogo e coordenador do Projeto Elo de Saberes, Lucas Lima, o intuito foi sensibilizar o público infantojuvenil: “A metodologia, trabalhada na temática do meio ambiente, fortalece o direito das crianças e dos adolescentes à natureza e também contribui para que eles comecem a ter uma visão diferente, identificando essa natureza como parte deles. Isso faz com que eles se sintam responsáveis pela sustentabilidade desses espaços naturais”.

Além das pastas de Saúde, Educação e Assistência Social da administração pública de Acaraú, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também enviou representantes para acompanhar a programação. “Um dos motivos que nos fez participar foi poder caminhar junto com a comunidade. É muito valoroso para nós abordar medidas preventivas, mobilizando as crianças. Ao investir na prevenção, você está ajudando o seu vizinho, o seu familiar a saber que deve separar o lixo adequadamente e não poluir os rios e praias”, comenta Mayara Fortunato, técnica ambiental da SEMMA.

Ideias para melhorar os caminhos

A segunda etapa de oficinas dos Caminhos Lúdicos, realizada nos dias 26 e 27, levou as crianças e os adolescentes das duas localidades para passearem pelas ruas por onde transitam para chegar aos Centros de Convivência Social. Com ajuda da equipe do IFAN e dos profissionais do município, os meninos e meninas fotografaram trechos dos caminhos em que eles identificam a necessidade de melhorias. Em seguida, as turmas interviram artisticamente nas fotografias impressas, desenhando tudo o que gostariam que existisse naqueles espaços: menos lixo nas ruas, mais árvores, mais brinquedos… 

João Vitor Nascimento tem 9 anos e é morador de Perseguida. No passeio, com o celular de um dos adultos, registrou a esquina do Cemitério São Vicente de Paula, que está localizado na Rua Manoel Sales, dando acesso ao bairro. “Escolhi esse lugar porque eu achei muito bonito. E também é especial, porque me lembra muito de Jesus”, conta.

Na foto de João, o muro branco do cemitério recebeu flores e corações, e uma lixeira foi desenhada na calçada. “Eu queria que mudasse isso, pras pessoas não jogarem o lixo no meio da rua. E queria deixar a estrada igual às outras ruas, com asfalto. Também seria bom se tivesse um pouquinho mais de árvores e um pouquinho mais de parques pras crianças brincarem”, completou o menino.

Foto e intervenção artística de João Vitor Nascimento (9 anos), morador de Perseguida, bairro de Acaraú

Em Lagoa do Mato, a maior parte do público participante é de adolescentes. Nicole Sangela, de 12 anos, diz estar achando a experiência inspiradora. Para ela, as vias da comunidade precisam de cuidados e podem ser mais favoráveis à socialização: “As ruas estão bem ruins, os postes estão quebrados, os muros estão pichados. E não tem nenhum canto pra gente se divertir. Se tivesse, a gente poderia até ter mais contato uns com os outros, porque na maioria das vezes a gente não sai de casa”.

As oficinas “Caminhos Lúdicos: Acaraú é mais Natureza” serão encerradas nos próximos dias 04 e 05 de outubro, com atividades de intervenção nos Centros de Convivência de Perseguida e Lagoa do Mato e apresentação dos trabalhos realizados à prefeita Ana Flávia Monteiro.

O Projeto Elo de Saberes é uma iniciativa do Instituto da Infância – IFAN que conta com apoio do Itaú Social e parcerias da Prefeitura Municipal de Acaraú, Secretaria Municipal de Assistência Social de Acaraú (SMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Caminhos Lúdicos: oportunizando a participação infantil

A metodologia Caminhos Lúdicos foi criada em 2019, pela equipe do Projeto Atitude Legal (IFAN, Kindernothilfe – KNH e Prefeitura Municipal de Fortaleza) com o propósito de escutar as crianças do bairro Vila Velha, em Fortaleza, sobre a sua percepção dos caminhos que eles percorriam de casa até a escola, que análise elas faziam das características físicas desses percursos e o que gostariam que fosse diferente.

Para oportunizar a participação infantil na tomada de decisões políticas sobre a infraestrutura da cidade, ao fim da ação, em 2020, os alunos e alunas das escolas municipais contemplados pela iniciativa participaram de uma audiência com o então prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, quando apresentaram ao gestor seus sonhos de mudanças para o Vila Velha.

Em 2021, no contexto da pandemia de Covid-19, a metodologia foi adaptada pela Ação Olhares Eco Protetores, do Projeto Primeira Infância é Prioridade (IFAN, ANDI Comunicação e Direitos, e Petrobras), para aplicação com crianças da região do Grande Mucuripe, também localizada na capital cearense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *