As histórias em quadrinhos fazem parte do universo da cultura e literatura infantis, e possibilitam abordar temáticas complexas por meio de uma linguagem compatível à da criança. A publicação “Lalá e seus amigos: Atitudes pra lá de legais”, lançada pelo Projeto Atitude Legal, narra 4 histórias com temáticas que vêm colaborar para que as crianças adotem formas de interação não violenta e dialogal entre elas mesmas, com seus familiares e demais espaços em que elas experimentam vivências.
As 4 histórias da HQ “Lalá e seus amigos: Atitudes pra lá de legais” são:
HISTÓRIA 01 – RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
O tema do respeito às diferenças é tratado de uma maneira divertida e leve. Afinal de contas, as diferenças já existem e estão em todo lugar. Prova disso é a representação diversa do grupo de crianças personagens da HQ.
HISTÓRIA 02 – CARINHO, E NÃO CARÃO!
Esta história aborda os temas carinho, gentileza, cuidar uns dos outros e empatia. Uma das crianças tira uma nota baixa em prova, alguns riem da situação e consideram ser uma bobagem o fato dela estar triste com isso. Outros a escutam com carinho e atenção, e, ao final, todos se reúnem para estudar juntos, aprendendo muito mais pelo empenho coletivo.
HISTÓRIA 03 – GRATIDÃO POR TUDO QUE TENHO!
Na história 03, o tema é a gratidão. As crianças entram em cena para descreverem cenas do cotidiano pelas quais são gratas. Esta é uma narrativa emocionante, pois agradecer por coisas simples como a família, os amigos e a escola pode parecer óbvio, mas, para Lalá e sua turma, o ato aparece de maneira afetiva, pela forma especial da criança de explicar como se sente ao comer uma comida bem gostosa, ao sentir o cheiro especial de alguém…
HISTÓRIA 04 – BRINCADEIRAS QUE FORTALECEM A PAZ
A última edição da HQ aborda formas de brincar onde a paz é fortalecida. Divertida, esta é uma história que também ensina, pois sabemos que onde há brincadeira de criança, também há bagunça. O importante é que, ao fim da farra, as crianças arrumem tudo juntas.
O Projeto Atitude Legal é realizado pelo Instituto da Infância – IFAN em parceria com a Kindernothilfe e.V (KNH), e desenvolve ações no bairro Vila Velha (Fortaleza) desde 2016. Tem como objetivo geral reduzir a violência doméstica infantil (violência física e castigo físico) praticada por pais/ cuidadores de crianças de 0 a 12 anos atendidas pelo Projeto.