O Projeto Planos Primeira Infância segue atendendo a reuniões com grupos de trabalho de municípios brasileiros para elaborar e realinhar seus planos municipais pela primeira infância. Na manhã do dia (13), foi a vez dos gestores de Aracaju se encontrarem virtualmente com a gerente do Projeto, Neilza Buarque, e com o assistente Fellipe Dias para darem início ao processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância da capital sergipana.
Participaram da reunião a Secretária de Educação de Aracaju, Cecilia Leite; a Gerente de Inovação e Planejamento Estratégico do município, Larissa Leme; e técnicos de diversas secretarias da gestão municipal. A equipe do IFAN apresentou a proposta do Projeto, esclareceu o conceito de infância(s) considerado em seu desenho e expôs as etapas de construção do Diagnóstico da Primeira Infância de Aracaju.
A facilitação presencial com os técnicos foi realizada por Larissa, ponto focal do Projeto no município. Na programação, os profissionais foram convidados a um criativo exercício de se imaginarem prefeitos por 5 minutos e pensarem no futuro das crianças da cidade. “A ideia rendeu um diálogo promissor sobre a necessidade de conhecer e demarcar o espaço das crianças como protagonistas, ganhando destaque, com particular ênfase às crianças com deficiência”, comenta Neilza Buarque.
Como avaliação do encontro, Neilza considerou a reunião motivadora, pois todos os presentes se mostraram interessados e engajados. A equipe do IFAN compartilhou, ainda, o instrumental para o Diagnóstico da Primeira Infância, documento de autoria do Instituto, e buscou estimular os gestores do município a pesquisarem dados sobre a primeira infância da cidade em plataformas como o Observa/RNPI, FMSV Primeira Infância Primeiro, IMAPI/UNB.
Neste primeiro encontro, a parceria entre IFAN e gestão municipal de Aracaju definiu o cronograma de atividades para a criação do Plano pela Primeira Infância aracajuano. Inicialmente, o grupo de trabalho intersetorial fará uma triagem de indicadores por área técnica para eleger e adicionar indicadores que comporão o diagnóstico da primeira infância. Em seguida, a equipe do IFAN acompanhará a evolução da coleta dos dados e, em um terceiro momento, uma reunião será realizada para finalizar a coleta de dados e dar início ao tratamento das informações.