IFAN lança websérie para mobilizar prefeituras a elaborarem e sustentarem Planos Municipais pela Primeira Infância

Com 4 episódios, “Primeira Infância: o melhor investimento para a Política Municipal” será lançada na próxima segunda-feira (15), no YouTube

Atualmente, dos 5.570 municípios existentes no Brasil, apenas 173 dispõem de Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O número vem de levantamento feito pelo Observatório do Marco Legal da Primeira Infância (Observa), dispositivo criado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) para monitorar e catalogar os PMPIs elaborados no País. Mas o que isso significa? Que somente cerca de 3,10% dos municípios atendem ao que a Lei Nacional 13.257/2016 recomenda com o objetivo de garantir o cumprimento da prioridade absoluta dos direitos das crianças nos territórios onde as crianças vivem, ou seja, nas cidades brasileiras.

Para sensibilizar prefeitos e prefeitas sobre a importância de responderem positivamente ao Marco Legal da Primeira Infância e mobilizá-los a elaborarem e sustentarem Planos Municipais pela Primeira Infância, o Instituto da Infância – IFAN lança, na próxima segunda-feira (15), às 20 horas, no YouTube, a websérie documental “Primeira Infância: Investimento Estratégico para a Política Municipal”.

Com quatro episódios tendo em média cinco minutos cada, a série é o produto final das atividades do Grupo de Trabalho Sustentabilidade dos PMPIs (2021), uma iniciativa do Projeto Planos Primeira Infância, executado pelo IFAN entre os anos de 2020 e 2022 com o apoio da Rede Brasileira Urban95. 

Em “Primeira Infância: Investimento Estratégico para a Política Municipal”, especialistas, representantes do terceiro setor, atuais e ex-gestores públicos defendem a importância do Plano Municipal pela Primeira Infância instituído como lei, compartilham vivências na caminhada de elaboração do documento e indicam estratégias capazes de promover a sustentabilidade do Plano ao longo de dez anos, seu período de vigência.

“A gente quis trazer relatos vivos de algumas cidades sobre o percurso que elas fizeram ou que estão fazendo nessa construção. A ideia é motivar lideranças a seguirem esses exemplos e provocar a reflexão sobre como o PMPI pode sobreviver a desafios como, por exemplo, a troca de gestões municipais”, explica Nina Ribeiro, jornalista e uma das responsáveis pela produção da série.

A psicóloga e ex-Secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano no Ministério da Cidadania (2018 a 2020), Ely Harasawa, coordenou as etapas de entrevistas e roteiros dos vídeos. Para ela, o conteúdo é mais uma contribuição para que os municípios desenvolvam e implementem políticas adequadas para as crianças com idade entre 0 e 6 anos. “Olhar para este público é um investimento estratégico, como demonstram as evidências científicas. Com depoimentos de quem já fez PMPIs, nós esperamos inspirar outros gestores municipais a trabalharem por uma sociedade menos desigual”, comenta.

Uma série versátil

A série de vídeos é iniciada com uma argumentação para que prefeitos e prefeitas apostem em políticas públicas para as crianças que estão vivendo a fase considerada pela ciência como “a mais especial da vida”. Para isso, escuta o que tem a dizer o universo acadêmico (Ricardo Paes de Barros, professor e pesquisador do Insper) e o político/legislativo (Leandre Dal Ponte, deputada federal (PSD-PR) e presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância).

Em prosseguimento, os episódios tratam da tomada de decisão de gestores municipais pela elaboração do PMPI (2º ep.), dos desafios e preocupações que costumam se apresentar na trajetória de construção do Plano (3º ep.), e compartilha pontos de vista sobre fatores que podem promover uma maior efetividade e longevidade dos Planos dentro dos municípios, o que se pode chamar de sustentabilidade dos PMPIs (4º ep.).

Para Luzia Laffite, superintendente do Instituto da Infância, um dos trunfos de “Primeira Infância: Investimento Estratégico para a Primeira Infância” é sua versatilidade: “Os episódios estão bem didáticos, usam uma linguagem acessível. Isso permite que sejam aproveitados de diversas formas: em capacitações de Comitês Municipais de Primeira Infância, em rodas de discussão/debates sobre o Plano Municipal da Primeira Infância…”.

Elenco

Compõem o elenco da websérie (ordem alfabética): Carolina Bezerra, ex-primeira-dama de Fortaleza (CE); Cida Freire, coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI); José Ailton Brasil, prefeito do Crato (CE); José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí (SP); Leandre Dal Ponte, deputada federal (PSD-PR) e presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância; Liliana Chopitea, chefe de Política Social, Monitoramento e Avaliação do Unicef Brasil; Luzia Laffite, superintendente executiva do Instituto da Infância – IFAN; Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas (RS);  Ricardo Paes de Barros, professor do Insper; e Rogério Morais, ex-secretário executivo para a Primeira Infância do Recife (PE). 

Confira aqui o vídeo teaser da produção.

LIVE COMEMORATIVA DE LANÇAMENTO 

Para celebrar o lançamento da websérie “Primeira Infância: Investimento Estratégico para a Política Municipal”, o Instituto da Infância promove na próxima segunda-feira (15), às 19 horas, via Zoom, a live “Caminhos para um PMPI sustentável”. O evento é uma realização do IFAN com apoio da Rede Urban95 e parcerias da Rede Nacional Primeira Infância, Unicef Brasil e Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância.

A ocasião contará com apresentações de Leandre Dal Ponte, deputada federal (PSD-PR); Santiago Varella, especialista em políticas sociais do Unicef Brasil; e Luzia Laffite, superintendente executiva do IFAN. O encontro vem aproveitar o tema da sustentabilidade dos Planos Municipais pela Primeira Infância – assunto do último episódio da websérie – para compartilhar pontos de vista e experiências que vêm somar para garantir a efetividade e longevidade das políticas para a primeira infância nos aspectos financeiro, técnico e político-social.

Para assistir à live, é preciso adquirir ingresso gratuito no site Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento-online/live-caminhos-para-um-pmpi-sustentavel/1678108

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *