Nossa superintendente Luzia Laffite e a consultora técnica Francis Helen de Souza se encontraram, na tarde desta quinta-feira (26), com servidores municipais de Cascavel, no Ceará. A reunião aconteceu no auditório da sede da Secretaria de Educação do município com o objetivo de levantar os atuais desafios de Cascavel no tocante ao atendimento de suas infâncias. A proposta é que Instituto e a gestão municipal possam, a partir do presente panorama, traçar soluções que beneficiem o atendimento das crianças e famílias da região.
Após apresentação das principais frentes de atuação do IFAN, nossa equipe escutou os representantes das pastas de Saúde, Assistência Social e Educação da cidade sobre as questões concernentes a cada setor administrativo cuja resolução eles consideram mais urgentes. Os temas da cobertura vacinal e saúde mental de crianças e adolescentes do município foram alguns dos pontuados na conversa.
Para Luzia Laffite, a reunião foi muito produtiva e animadora. “Encontramos um grupo bastante disponível e motivado a pensar sobre as questões que afetam as crianças locais”, conta. O Coordenador de equipamento da Secretaria de Assistência Social, Laércio Queiroz, considera que a atenção à primeira infância de maneira intersetorial é um esforço necessário para a obtenção de uma Cascavel melhor.
A previsão é que o grupo municipal continue se reunindo com o IFAN nas próximas semanas para avançarem as discussões e traçarem caminhos possíveis para o desenvolvimento de ações que beneficiem as famílias e crianças da cidade.
Sobre o município de Cascavel (CE)
Cascavel é uma cidade situada a 60 quilômetros da capital cearense, Fortaleza. Em 2021, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tinha uma população estimada em 72.706 pessoas. O último censo realizado pelo IBGE, em 2010, indicava que a região possuía 6.776 crianças com idade entre 0 e 6 anos. À época, esta população se concentrava especialmente em 4 dos 6 distritos do município: Cascavel (sede), Caponga, Guanacés, e Pitombeira.
O comércio é a principal fonte de renda municipal e a região possui um forte apelo turístico, dispondo de belezas naturais e praias bastante visitadas, como Águas Belas, Barra Nova e Caponga.
O Plano Municipal da Primeira Infância de Cascavel foi sancionado em 30 de março deste ano pelo prefeito Tiago Lutiani. A expectativa, agora, é que o documento comece a ser implementado na cidade, seguindo quatro eixos prioritários: Criança com Educação; Criança com Saúde; Criança com Proteção Social e Criança com Meio Ambiente.