Na última quarta-feira (11/12), aconteceu no Centro de Eventos de Fortaleza o Seminário Internacional Intersetorialidade pela Primeira Infância, evento que contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Refletir sobre a importância da intersetorialidade na articulação e integração entre as diferentes políticas setoriais voltadas à Primeira Infância foi a tônica principal deste encontro que contou com palestras e mesas de debate com agentes e profissionais atuantes com as infâncias.
O Instituto da Infância – IFAN esteve presente no Seminário. Nossa superintendente Luzia Laffite participou de uma das duas mesas de debate que ocorreram no período da tarde. Com o tema “Intersetorialidade pela Primeira Infância no Ceará”, Luzia dividiu a fala com o secretário da Cultura, Fabiano Piúba e com o presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sulivan Mota.
Em sua fala, Luzia Laffite apresentou o IFAN e alguns dos projetos inovadores no âmbito das infâncias realizados pela organização: Caminhos Lúdicos, Primeira Infância é Prioridade, Olhares Eco Protetores, Elo de Saberes e Melhores Infâncias.
Sobre os programas:
ATITUDE LEGAL: Objetiva reduzir a violência doméstica infantil em crianças de 0 a 12 anos.
CAMINHOS LÚDICOS: Objetiva tornar os caminhos percorridos pelas crianças até a escola mais lúdicos e seguros, oferecendo oportunidade de aprendizagem e lazer na trajetória. Vale ressaltar que as idéias foram sugeridas pelas próprias crianças que serão impactadas pela ação.
PRIMEIRA INFÂNCIA É PRIORIDADE: Objetiva o desenvolvimento de uma campanha comunitária de prevenção à violência doméstica entre crianças de 02 a 12 anos, tratando a temática da parentalidade entre familiares, lideranças comunitárias e grupos coletivos.
OLHARES ECO PROTETORES: Desenvolve ações coletivas de proteção à criança no ambiente comunitário, tendo como viés o empoderamento das crianças pelo bairro.
ELO DE SABERES: Desenvolve as competências leitoras e midiáticas. Por competência leitora, consideramos a capacidade de leitura de códigos, signos e linguagens, permitindo abstrair, atribuir e construir saberes e significados que venham atender necessidades individuais e de interação com o meio. E por capacidade midiática, a habilidade de leitura, compreensão e uso crítico das mídias para atuação cidadã. 2019).