18 de Maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data ganha ainda mais importância nestes tempos de pandemia por Covid-19, quando as vítimas passam mais tempo próximas de seus agressores

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado hoje, é uma data que vem chamar nossa atenção sobre violência sexual e uma oportunidade para nos posicionarmos em defesa da integridade, da dignidade e do bem-estar de todas as crianças. O Instituto da Infância também apoia a Ação Nacional Faça Bonito (www.facabonito.org) por entender que o presente contexto de isolamento social exigido pela pandemia de Covid-19, infelizmente, tem exposto crianças a permanecerem por mais tempo próximas de agressores e pessoas violentas, dentro de seus próprios lares.

Segundo dados do relatório do Disque Denúncia Direitos Humanos de 2019, mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes daquele ano haviam sido praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência havia sido cometida na casa do abusador ou da vítima.

Considerando tão lamentável realidade, o IFAN busca fazer sua parte em defesa das crianças pelo desenvolvimento de ações que têm como objetivo reduzir a violência doméstica infantil. É o caso do Projeto Atitude Legal, realizado pelo Instituto em parceria com a Kindernothilfe e.V (KNH), uma iniciativa que desde 2015 promove atividades de conscientização para pais e cuidadores de crianças de 0 a 12 anos do bairro Vila Velha, em Fortaleza.

Qualquer tipo de violência praticada contra crianças faz parte do calendário de ações do IFAN, por isso uma das missões do Instituto é trabalhar pela conscientização de todos sobre a importância de denunciar abusos ou exploração sexual cometidos contra crianças, na esperança de que, um dia, tais violações não sejam mais parte da realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *