Instituto da Infância lança websérie sobre o direito da criança à cidade e ao meio ambiente de qualidade

Disponível no YouTube e no Instagram, “Infâncias, Cidade e Meio ambiente” ouve especialistas que atuam para garantir experiências lúdicas e saudáveis para crianças que vivem nas cidades brasileiras

O Instituto da Infância (IFAN) lançou ontem (29 de julho de 2021), na internet, a websérie documental “Infâncias, Cidade e Meio ambiente”. A produção audiovisual aborda o direito da criança à cidade e ao meio ambiente de qualidade e pode ser assistida gratuitamente no Instagram (@ifan.institutodainfancia) e no canal de YouTube do Instituto. O conteúdo é uma realização da Ação Olhares Eco Protetores, que integra o Projeto Primeira Infância é Prioridade, executado pelo Instituto da Infância em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), ANDI – Comunicação e Direitos, e com patrocínio da Petrobras. 

A série foi exibida em primeira mão para o público do Colóquio Infâncias, Cidade e Meio ambiente, evento realizado nos dias 27 e 29 de julho pelo IFAN. Alana Aragão, arquiteta e gerente do Projeto Primeira Infância é Prioridade – Ação Olhares Eco Protetores, explica que a produção tem por objetivo compartilhar relatos de especialistas de diferentes áreas que contribuem ativamente para garantir experiências lúdicas, saudáveis e seguras às crianças que vivem nas cidades brasileiras. “Fizemos um registro do atual envolvimento da cidade de Fortaleza na construção de uma cidade mais justa, acessível, verde e bonita para as crianças, movimento que, por consequência, acaba beneficiando todos os cidadãos da capital”, conta.

Elenco da série: especialistas e crianças que moram na região do Grande Mucuripe, em Fortaleza, Ceará.

“Infâncias, Cidade e Meio ambiente” também dá visibilidade a iniciativas que se propõem a ouvir as crianças para pensar os espaços públicos das cidades. Exemplo disso são as oficinas Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe, realizadas em junho deste ano pela equipe do Projeto/Ação, em Fortaleza.

Em encontros virtuais e presenciais, crianças que moram na região leste da cidade, conhecida como Grande Mucuripe, foram convidadas a refletir sobre as condições de ruas e equipamentos públicos dos bairros que habitam. O ciclo foi concluído com produção de camisetas estampando desenhos de como os meninos e meninas gostariam que fossem aqueles espaços.

Para Luzia Laffite, superintendente executiva do Instituto da Infância, “a websérie representa uma conquista e aponta para um desafio: compreender como as cidades estão e descobrir como fazer as cidades ficarem boas para as crianças”. 

Episódios e temas

A websérie tem quatro episódios de cinco minutos de duração cada um. O primeiro aborda o confinamento da infância observado na modernidade e explica porque as crianças precisam de experiências em espaços públicos e na natureza. O segundo episódio faz uma análise da paisagem urbana e natural da cidade de Fortaleza, além de refletir sobre a oferta de espaços para a criança na capital cearense.

O episódio de número três passeia sobre aspectos territoriais, ambientais e sociais do Grande Mucuripe. O quarto e último episódio destaca a necessidade de se ouvir as crianças na elaboração do planejamento urbano das cidades e narra experiências inspiradoras que Fortaleza (CE) e Jundiaí (SP) sediaram neste sentido.

Segundo Nina Ribeiro, jornalista responsável pelo projeto, a série busca atenção para a temática e convida as pessoas a refletirem. “Sem pretender esgotar o assunto, a série chega para compartilhar insights e experiências de quem entende bem dele. Ela vem provocar o interesse do público, propor que ele se abra para ouvir um pouco sobre questões tão importantes para nossa vida em sociedade”.

Cartaz oficial da produção

“Infâncias, Cidade e Meio ambiente” traz depoimentos de Alana Aragão, gerente do Projeto Primeira Infância é Prioridade – Ação Olhares Eco Protetores (IFAN); Camila Girão, Coordenadora de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma); Evelyn Eisenstein, Pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria; Iraguassú Filho, Presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci); Luzia Laffite, Psicóloga e superintendente executiva do Instituto da Infância (IFAN); Paula Mendonça, Coordenadora das áreas de Cidade e Educação do Programa Criança e Natureza (Instituto Alana); Renato Pedrosa, Presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil (TDH Brasil); Sylvia Angelini, Diretora do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí (SP); e crianças que participaram das oficinas Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe.

A websérie tem direção de Alana Aragão, roteiro e entrevistas de Nina Ribeiro, fotografia de Camila de Almeida, edição de Gabriel Araújo e produção do Estúdio VOA. Todas as etapas de trabalho foram supervisionadas pela superintendência do IFAN. 

Assista aos quatro episódios aqui

Entrevistados por ordem alfabética

Especialistas:

Alana Aragão – Arquiteta e gerente da Ação Olhares Eco Protetores (IFAN)
Camila Girão – Coordenadora de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma)
Evelyn Eisenstein – Pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Iraguassú Filho – Presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci)
Luzia Laffite – Psicóloga e superintendente executiva do Instituto da Infância (Ifan)
Paula Mendonça – Coordenadora das áreas de Cidade e Educação do Programa Criança e Natureza (Instituto Alana)
Renato Pedrosa – Presidente do Instituto Terre des hommes Brasil (TDH Brasil)
Sylvia Angelini – Diretora do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí (SP)

Crianças:

Adriane Costa do Nascimento, 7 anos
Geovanna Inocêncio Albuquerque, 8 anos
Hiago Adriel da Silva Ribeiro, 7 anos
Maria Clara Rodrigues, 9 anos
Pietra Alves Carvalho, 10 anos

Ficha técnica
Instituto da Infância – IFAN
Superintendência Executiva – Luzia Torres Gerosa Laffite

Colaboração da Equipe do IFAN
Coordenação Adm. Financeira – Maria Elda Rocha
Direção – Alana Aragão
Roteiro e entrevistas – Nina Ribeiro
Fotografia – Camila de Almeida
Edição – Gabriel Araujo
Produção – Estúdio Voa

Equipe do Projeto Primeira Infância é Prioridade
Gerente de Serviços Sociais – Alana Aragão
Pesquisadora de Ciências Sociais e Humanas – Nina Ribeiro
Julho  2021