Projeto ELO de Saberes retoma parceria com município de Acaraú (CE)

A retomada serve à execução da etapa final do Projeto,

na qual será realizada transmissão de conhecimentos à gestão municipal

O Projeto ELO de Saberes (PEL) está voltando ao município de Acaraú, no Ceará. Esta é uma boa notícia para as crianças, adolescentes e famílias das comunidades rurais da região. A parceria entre o Instituto da Infância – IFAN e a Prefeitura Municipal de Acaraú havia sido suspensa em 2021 e retorna agora para servir à execução da etapa final do Projeto.

A repactuação com o município aconteceu no último dia 1º (quarta-feira), quando uma representação do IFAN (administrativo-financeiro, superintendência e coordenação técnica do Projeto ELO de Saberes) compareceu à sede da Prefeitura de Acaraú para a assinatura do termo de fomento que autoriza a implementação das últimas atividades da iniciativa junto à população local.

O documento foi assinado por Luzia Laffite, superintendente do Instituto, na presença da Secretária de Assistência Social de Acaraú, Rafaela Araújo, visto que a execução do Projeto atravessa a política municipal de assistência por meio da atuação conjunta entre IFAN e equipes operacionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Acompanharam a repactuação do Projeto junto à Prefeitura (da esq. à dir.): Alisson Thomé, Coordenador do Projeto ELO de Saberes; Elda Rocha, Coordenadora Administrativo-Financeira do IFAN; Rafaela Araújo, Secretária de Assistência Social de Acaraú; Luzia Laffite, Superintendente executiva do IFAN; e João Victor Menezes, Coordenador de Programas e Projetos da Sec. de Assistência Social

De acordo com Alisson Tomé, coordenador técnico do PEL, a reta final da iniciativa será dedicada a uma proposta diferente da aplicada até outubro do ano passado. Se antes o foco do trabalho esteve em promover atividades que desenvolvessem as competências leitoras e midiáticas de crianças e adolescentes acarauenses, o objetivo, agora, é fazer uma transmissão de conhecimentos em educomunicação do Instituto da Infância para os servidores da administração pública municipal.

Profissionais de três áreas da Prefeitura receberão a capacitação: as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. “Nós vamos repassar todos os nossos aprendizados construídos ao longo destes cinco anos junto ao município. Todas as técnicas aprendidas, para juntos somarmos com esses profissionais e com o público atendido desses projetos e toda a população do município de Acaraú”, explica Alisson.

A Secretária Rafaela Araújo demonstra entusiasmo diante do que será desenvolvido nos próximos meses: “As nossas expectativas são as melhores, até porque o IFAN é referência em todo o estado do Ceará e nós buscamos priorizar de forma absoluta os direitos das nossas crianças de Acaraú. É um dos objetivos da gestão fortalecer esse vínculo familiar entre as crianças, gestão, indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social do nosso município”.

Como prosseguimento da liberação para o retorno do Projeto, a equipe do IFAN, agora, traçará as metas, os objetivos e os indicadores que visa alcançar durante o período de intervenção com os servidores, previsto para ocorrer do fim de junho a novembro deste ano. Com o plano estratégico em mãos, serão contratados recursos humanos para viabilizar a realização das atividades de diagnóstico do município e análise de perfil do público-alvo da ação.

PEL: 5 anos de impacto social

Com o objetivo de garantir direitos das crianças e adolescentes e promover melhoria em seus processos de aprendizagem, de 2016 a 2021 o Projeto ELO de Saberes envolveu a população de comunidades rurais do município de Acaraú em atividades de fomento a saberes e competências leitora e midiática da referida faixa etária (infâncias e adolescências).

A iniciativa foi executada pelo Instituto da Infância – IFAN em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acaraú e apoio da Fundação Itaú Social e da Prefeitura Municipal de Acaraú. Ao longo destes cinco anos, o trabalho beneficiou mais de duas mil crianças, adolescentes e famílias com campanhas de educomunicação.

Você pode conhecer algumas das realizações do Projeto no nosso acervo de notícias (acesso pela homepage do site), ou, se preferir, pode começar por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *