A retomada serve à execução da etapa final do Projeto,
na qual será realizada transmissão de conhecimentos à gestão municipal
O Projeto ELO de Saberes (PEL) está voltando ao município de Acaraú, no Ceará. Esta é uma boa notícia para as crianças, adolescentes e famílias das comunidades rurais da região. A parceria entre o Instituto da Infância – IFAN e a Prefeitura Municipal de Acaraú havia sido suspensa em 2021 e retorna agora para servir à execução da etapa final do Projeto.
A repactuação com o município aconteceu no último dia 1º (quarta-feira), quando uma representação do IFAN (administrativo-financeiro, superintendência e coordenação técnica do Projeto ELO de Saberes) compareceu à sede da Prefeitura de Acaraú para a assinatura do termo de fomento que autoriza a implementação das últimas atividades da iniciativa junto à população local.
O documento foi assinado por Luzia Laffite, superintendente do Instituto, na presença da Secretária de Assistência Social de Acaraú, Rafaela Araújo, visto que a execução do Projeto atravessa a política municipal de assistência por meio da atuação conjunta entre IFAN e equipes operacionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
De acordo com Alisson Tomé, coordenador técnico do PEL, a reta final da iniciativa será dedicada a uma proposta diferente da aplicada até outubro do ano passado. Se antes o foco do trabalho esteve em promover atividades que desenvolvessem as competências leitoras e midiáticas de crianças e adolescentes acarauenses, o objetivo, agora, é fazer uma transmissão de conhecimentos em educomunicação do Instituto da Infância para os servidores da administração pública municipal.
Profissionais de três áreas da Prefeitura receberão a capacitação: as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. “Nós vamos repassar todos os nossos aprendizados construídos ao longo destes cinco anos junto ao município. Todas as técnicas aprendidas, para juntos somarmos com esses profissionais e com o público atendido desses projetos e toda a população do município de Acaraú”, explica Alisson.
A Secretária Rafaela Araújo demonstra entusiasmo diante do que será desenvolvido nos próximos meses: “As nossas expectativas são as melhores, até porque o IFAN é referência em todo o estado do Ceará e nós buscamos priorizar de forma absoluta os direitos das nossas crianças de Acaraú. É um dos objetivos da gestão fortalecer esse vínculo familiar entre as crianças, gestão, indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social do nosso município”.
Como prosseguimento da liberação para o retorno do Projeto, a equipe do IFAN, agora, traçará as metas, os objetivos e os indicadores que visa alcançar durante o período de intervenção com os servidores, previsto para ocorrer do fim de junho a novembro deste ano. Com o plano estratégico em mãos, serão contratados recursos humanos para viabilizar a realização das atividades de diagnóstico do município e análise de perfil do público-alvo da ação.
PEL: 5 anos de impacto social
Com o objetivo de garantir direitos das crianças e adolescentes e promover melhoria em seus processos de aprendizagem, de 2016 a 2021 o Projeto ELO de Saberes envolveu a população de comunidades rurais do município de Acaraú em atividades de fomento a saberes e competências leitora e midiática da referida faixa etária (infâncias e adolescências).
A iniciativa foi executada pelo Instituto da Infância – IFAN em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acaraú e apoio da Fundação Itaú Social e da Prefeitura Municipal de Acaraú. Ao longo destes cinco anos, o trabalho beneficiou mais de duas mil crianças, adolescentes e famílias com campanhas de educomunicação.
Você pode conhecer algumas das realizações do Projeto no nosso acervo de notícias (acesso pela homepage do site), ou, se preferir, pode começar por aqui.