O Instituto da Infância realizou, na tarde de ontem, Oficina de Parentalidade com os professores da Escola Dragão do Mar, no bairro Mucuripe, em Fortaleza. A Oficina faz parte do Projeto Primeira Infância é Prioridade, com a ação Olhares Eco Protetores que está sendo realizada em Fortaleza pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), ANDI – Comunicação e Direitos e Instituto da Infância (IFAN), e patrocínio da Petrobras.
As oficinas têm como objetivo fomentar novas abordagens de parentalidade junto a famílias de comunidades urbanas, destacando o papel de todos nos cuidados com a primeira infância, os princípios para uma educação não violenta e o direito da criança à cidade e ao meio ambiente.
Durante o encontro foram abordados, com os professores, assuntos relacionados a violência doméstica contra crianças de 0 a 11 anos. Alguns dos pontos ressaltados pelos profissionais foram a violência sexual, traumas, depressão, distúrbios alimentares, isolamento, falta de cuidado, entre outros temas. Esses assuntos foram indicados pelos professores como alguns dos problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes da comunidade.
O Projeto Primeira Infância é Prioridade continua nos bairros Mucuripe, Praia do Futuro II, Vicente Pinzon e Cais do Porto.