Adolescentes do município de Acaraú (CE) ganham prêmio por foto-teatro sobre combate ao trabalho infantil

Nesta quinta-feira (20), adolescentes do município de Acaraú, no Ceará, foram premiados pela produção da obra “De vento em popa! Trabalho infantil”, foto-teatro que aborda o combate ao trabalho infantil. A peça ficou em primeiro lugar no concurso realizado entre 19 e 28 de junho pelo Projeto Elo de Saberes (IFAN), Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acaraú e Itaú Social junto aos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) do município com o objetivo de incentivar o protagonismo de crianças e adolescentes nas discussões sobre o trabalho infantil.

A premiação aconteceu na Escola Manoel João de Araújo, no distrito de Aranaú, durante o Estação Cidadania, evento de celebração pelos 174 anos do município de Acaraú. Na ocasião, a prefeita de Acaraú Ana Flávia Monteiro, a secretária municipal de Assistência Social Rafaela Araújo, a superintendente executiva do IFAN Luzia Laffite e Lucas Lima, coordenador do Projeto Elo de Saberes, entregaram aos adolescentes Anna Maria de Matos Silva (14 anos) e Pedro Nascimento dos Santos (14 anos) (da equipe vencedora do concurso) os brindes: uma caixa de som com bluetooth, entrada de microfone e USB; duas bolas de futsal; duas bolas de futebol; uma bola de vôlei e uma rede de vôlei.

A secretária de Assistência Social Rafaela Araújo aproveitou a solenidade para falar sobre o investimento em políticas públicas de combate à exploração de crianças e adolescentes. “A premiação é algo simbólico, porque o trabalho que tem por trás, esse sim, é muito maior. O objetivo da gestão municipal é fortalecer essas políticas, tirando os jovens, as crianças e os adolescentes da ociosidade, tanto que o prêmio que estamos entregando hoje é um incentivo para que eles pratiquem esportes”, argumentou.

Ao todo, nove obras concorreram na competição de narrativas em fotos. Para criarem os foto-teatros, os adolescentes de Acaraú contaram com orientação e acompanhamento dos orientadores sociais dos Centros de Convivência do município, profissionais que aprenderam a fazer a peça de comunicação em oficina oferecida no I Seminário Municipal de Erradicação ao Trabalho Infantil de Acaraú.

Entre os dias 26 e 28 de junho, as peças inscritas foram publicadas na página de Instagram da Prefeitura Municipal de Acaraú para que o público curtisse, comentasse e compartilhasse a produção preferida. Finalizada esta etapa, os números de interação de cada concorrente foram contabilizados pela equipe do Projeto Elo de Saberes para o anúncio dos vencedores: os três foto-teatros que registraram maior engajamento na rede social.

O post com a obra vencedora – do CCFV de Aranaú – obteve 1.456 curtidas, 3.416 comentários e 7.168 compartilhamentos. Na trama de “De vento em popa! Trabalho infantil”, Pedro Nascimento, estudante do 9º ano do ensino fundamental, faz o personagem Flávio, menino de 12 anos que, na história, começa a trabalhar como pescador mirim para ajudar a mãe desempregada e o pai alcoolista com o sustento de casa. Pedro explica que o grupo escolheu a pesca pelo fato de ser comum, em Aranaú, crianças e adolescentes trabalharem na atividade.

“Eu achei (a experiência de fazer o foto-teatro) incrível, porque a gente conseguiu contar a realidade. Todos nós todos organizamos e criamos tudo. Eu aprendi que existem muitas crianças com pais desempregados, e assim o filho acaba precisando ajudar. Mas não ‘tá’ certo, porque criança tem que brincar e estudar, não trabalhar”, afirma o estudante.

De acordo com Lucas Lima, coordenador do Projeto Elo de Saberes, os demais colocados no concurso, o CCFV de Curral Velho (2º lugar) e o CCFV de Lagoa do Carneiro (3º lugar), também vão receber prêmios em datas definidas pela Secretaria de Assistência Social.

Confira as três obras vencedoras do concurso:

1º lugar: “DE VENTO EM POPA! TRABALHO INFANTIL” – CCFV de Aranaú

(leitura da esquerda para a direita)

2º lugar: “MÃOS À OBRA CONTRA O TRABALHO INFANTIL” – CCFV de Curral Velho

(leitura da esquerda para a direita)

3º lugar: “A HISTÓRIA DE MARIANA” – CCFV de Lagoa do Carneiro

(leitura da esquerda para a direita)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *