O levantamento realizado pelo Comitê Intersertorial da Primeira Infância de Niterói sob orientação do Instituto da Infância serve como documento inicial para a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância da cidade
Na manhã desta quarta-feira (30), a equipe do Projeto Planos Primeira Infância (realização do IFAN em parceria com Rede Urban95 e Instituto Cidades Sustentáveis) participou da apresentação do Diagnóstico da Primeira Infância de Niterói, em encontro online. O levantamento de dados foi realizado pelo Comitê Intersertorial da Primeira Infância de Niterói com o suporte técnico do IFAN e servirá como documento-base para a produção do Plano da Primeira Infância do município.
Valéria Braga, Secretária do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura Municipal de Niterói e ponto focal do Projeto na cidade, abriu o encontro com exposição sobre as políticas públicas para a primeira infância que já se encontram em execução em Niterói. Em seguida, Valéria abordou o Programa Pé de Infância, iniciativa da Rede Urban95 que chega ao município propondo intervenções urbanas lúdicas e buscando proporcionar às crianças de até 95 centímetros de altura vivências mais coloridas e educativas nos espaços públicos da cidade.
A ocasião foi prestigiada por membros da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), órgão da administração pública de Fortaleza encarregado da execução de políticas municipais para crianças e adolescentes. Secretários, técnicos e assessores do legislativo de Niterói ouviram o presidente da Fundação e ex-parlamentar de Fortaleza (CE), Iraguassú Filho, sobre sua caminhada pela aprovação do Marco Legal da Primeira Infância da capital cearense (de dezembro de 2020) e pelo fomento da Frente Parlamentar pela Primeira Infância.
A superintendente do IFAN, Luzia Laffite, contribuiu com exposição sobre o Plano Nacional da Primeira Infância, tecendo considerações importantes para se pensar a construção de um Plano Municipal pela Primeira Infância. Também estiveram presentes na ocasião Taís Herig, Assistente da Secretaria Executiva – Rede Urban95 no Brasil; Neilza Buarque, gerente do Projeto Planos Primeira Infância (IFAN); Fellipe Dias, Coordenador de TI do IFAN e assistente do Projeto; e Angélica Duarte, Subsecretária da Gestão de Redes da Secretaria de Saúde de Niterói (RJ).