Com “Dinâmica das Ilhas”, adolescentes abordam inclusão em atividade no Projeto ELO de Saberes

Em mais uma ação do Projeto ELO de Saberes, o tema da inclusão foi trabalhado com a turma de adolescentes da comunidade de Lagoa do Carneiro, zona rural do município de Acaraú (CE), no no final de 2019 foi realizada uma atividade bem lúdica ao tema.

Os adolescentes entre a faixa etária de 11 a 16 anos são atendidos pelo Projeto ELO de Saberes no Núcleo de Assistência de Lagoa do Carneiro (NAS) às terças-feiras, nos turnos manhã e tarde (contra turno escolar).

A atividade iniciou-se com uma roda de conversa sobre: o que é deficiência e os diversos exemplos na comunidade de inclusão e exclusão. Em seguida foi feito a “Dinâmica das ilhas”, onde seriam:

1) os que não veem

2) não tem todos os movimentos

3) e os que não falam.

Assim foi dado um comando em segredo para a ilha dos que “não falam” que teriam que trazer os que “não veem” até sua ilha sem sair do tapete. Para isso, os grupos teriam que se comunicar sem usar a fala e os que não tinha todos os movimentos tinham que instruir os que estavam sem ver, para seguir até a próxima ilha.

Com o principal objetivo de trabalhar com os atendidos a importância da inclusão de pessoas portadoras de deficiência nos meios sociais, através da atividade também se

pode trabalhar uma visão mais ampla de empatia, agilidade, raciocínio logico, instigando os sentidos e a união da turma para que a missão fosse completada com sucesso.

O Projeto ELO de Saberes tem por objetivo fomentar saberes de competências leitora e midiática com vistas a garantia de direitos e melhoria da aprendizagem das crianças e adolescentes em 12 localidades do município de Acaraú, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

É uma realização do Instituto da Infância (IFAN) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do Município de Acaraú–CE (CMDCA), Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Fundação Itaú Social e Gestão Municipal de Acaraú–CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *